As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de resolução de problemas de Matemática.
Os problemas apresentados nesta prova fazem, sobretudo, apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes. O rigor lógico, a clareza da exposição e a elegância da resolução também são tidos em conta.
O desenvolvimento mental inerente à idade dos participantes e a própria maturidade matemática que decorre do aprofundamento das matérias escolares faz com que seja necessária a separação dos participantes em três níveis: Categoria Júnior (destina-se a alunos que frequentam o 6.º ou o 7.º anos de escolaridade), Categoria A (destina-se a alunos que frequentam o 8.º ou o 9.º anos de escolaridade) e Categoria B (destina-se a alunos de qualquer ano de escolaridade do Liceu).
As OPM decorrem em três fases:
uma primeira eliminatória, em que a participação é aberta a todos os alunos que manifestem interesse;
uma segunda eliminatória, que funciona como uma final regional, em que apenas participam os alunos que, na primeira eliminatória, obtiveram as melhores classificações em cada Categoria (Júnior, A e B)
uma Final Nacional, que decorre numa escola convidada para organizar esta etapa das Olimpíadas e em que participam 30 alunos de cada uma das categorias, selecionados de acordo com o regulamento das OPM.
Para além das Categorias Júnior, A e B, existem duas outras: a Mini-Olimpíadas, que se destina a alunos que frequentam o 3.º ou o 4.º anos de escolaridade, e a Pré-Olimpíadas, dirigida a alunos do 5.º ano de escolaridade. Estas categorias, que pretendem despertar o interesse dos alunos para este tipo de concursos, têm apenas uma fase que, para a Mini-Olimpíadas, decorre em Maio e, para a Pré-Olimpíadas, em simultâneo com a primeira eliminatória das categorias Júnior, A e B.
Um dos objectivos do concurso é a detecção precoce de vocações científicas e, em particular, para a Matemática. É com agrado que se verifica que muitos dos vencedores de edições anteriores das OPM têm iniciado carreiras científicas que auguram bastante sucesso. Esperemos que o mesmo aconteça com os alunos apurados para a segunda eliminatória que aconteceu hoje, dia 12 de janeiro de 2022, no Colégio de S. Tomás:
Leonor Mota (Categoria B – 12.º ano)
Francisco Duarte (Categoria A – 9.º ano)
Manuel Costa Andrade (Categoria Júnior – 7.º ano)
Manuel Nogueira (Categoria Júnior – 7.º ano)
Luís Carmo Belo (7.º ano)
Professora Leila Ângelo
Kommentit