top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

2ª Eliminatória | Olimpíadas da Matemática

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de resolução de problemas de Matemática.

Os problemas apresentados nesta prova fazem, sobretudo, apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes. O rigor lógico, a clareza da exposição e a elegância da resolução também são tidos em conta.

O desenvolvimento mental inerente à idade dos participantes e a própria maturidade matemática que decorre do aprofundamento das matérias escolares faz com que seja necessária a separação dos participantes em três níveis: Categoria Júnior (destina-se a alunos que frequentam o 6.º ou o 7.º anos de escolaridade), Categoria A (destina-se a alunos que frequentam o 8.º ou o 9.º anos de escolaridade) e Categoria B (destina-se a alunos de qualquer ano de escolaridade do Liceu).

As OPM decorrem em três fases:

  • uma primeira eliminatória, em que a participação é aberta a todos os alunos que manifestem interesse;

  • uma segunda eliminatória, que funciona como uma final regional, em que apenas participam os alunos que, na primeira eliminatória, obtiveram as melhores classificações em cada Categoria (Júnior, A e B)

  • uma Final Nacional, que decorre numa escola convidada para organizar esta etapa das Olimpíadas e em que participam 30 alunos de cada uma das categorias, selecionados de acordo com o regulamento das OPM.

Para além das Categorias Júnior, A e B, existem duas outras: a Mini-Olimpíadas, que se destina a alunos que frequentam o 3.º ou o 4.º anos de escolaridade, e a Pré-Olimpíadas, dirigida a alunos do 5.º ano de escolaridade. Estas categorias, que pretendem despertar o interesse dos alunos para este tipo de concursos, têm apenas uma fase que, para a Mini-Olimpíadas, decorre em Maio e, para a Pré-Olimpíadas, em simultâneo com a primeira eliminatória das categorias Júnior, A e B.

Um dos objectivos do concurso é a detecção precoce de vocações científicas e, em particular, para a Matemática. É com agrado que se verifica que muitos dos vencedores de edições anteriores das OPM têm iniciado carreiras científicas que auguram bastante sucesso. Esperemos que o mesmo aconteça com os alunos apurados para a segunda eliminatória que aconteceu hoje, dia 12 de janeiro de 2022, no Colégio de S. Tomás:


Leonor Mota (Categoria B – 12.º ano)

Francisco Duarte (Categoria A – 9.º ano)

Manuel Costa Andrade (Categoria Júnior – 7.º ano)

Manuel Nogueira (Categoria Júnior – 7.º ano)

Luís Carmo Belo (7.º ano)


Professora Leila Ângelo




120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page