top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

A Artes nos Debates

Este ano foi lançado um novo desafio ao departamento de Artes: Conceber a comunicação e os aspetos “visuais” do já consolidado projeto dos “Debates” do Colégio de São Tomás. Em formato de concurso, com um esquema de equipas e eliminatórias, os alunos vão estudando, praticando e concebendo argumentação, pró ou contra, temas previamente lançados.


Os temas, relacionados com a atualidade e urgência contemporâneas, incorporam temas fortes e complexos da sociedade, expondo assim as convicções e dúvidas em relação ao mundo em que vivemos, tomando sempre uma posição a cada momento.


O debate é por esta mesma razão, um momento onde a preparação intelectual, a empatia e a capacidade de argumentação se unem num jogo sério onde se expõe o que se é e o que se é capaz de considerar em ataque ou defesa de determinado assunto.


Com este espírito em mente preparámos, num primeiro momento, a conceção do cartaz deste ano. Em duas sessões de trabalho com os alunos de Artes do 10º e 11º ano, exploramos diversas ideias, conceitual e visualmente, onde procuramos pôr em prática uma representação gráfica dos debates.



Passando por imagens da figura feminina da Justiça, com a venda, balança e espada como atributos, terminamos com a imagem do Xadrez. Esta imagem, recortada e ampliada, foi rodada de modo a pôr em evidência o xeque feito pelo jogador. Todo o tabuleiro está em desequilíbrio ficando o jogo suspenso pela mão do jogador. Estamos assim, na presença de

um momento de ação e decisão individual que pode alterar ou mudar, num momento inesperado, o rumo do jogo.


Foi-nos ainda dada a oportunidade de conceber o troféu que premeia o evento final. Em dupla, a professora Marta Valente e o professor Eduardo Guerra conceberam um objeto composto por elementos acrílicos recortados a laser e uma base em madeira, representando duas mãos em comprimento (passou bem).



O objeto representa assim, de forma direta e eficaz a noção de fair-play, onde se reconhece

a importância do jogo, das regras e do adversário, para haver um vencedor. Representando

assim, aquilo que um troféu deve fazer, glorificar o vencedor no contexto de um jogo.


Eduardo Guerra (Prof. Artes)

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page