top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

A Democracia em boas mãos

A Cimeira das Democracias decorreu no passado dia 22 de abril, organizada pelo Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa, e tinha como tema a presidência portuguesa ao conselho da União Europeia.


O dia era composto por uma sessão de abertura com o Dr. José Durão Barroso, a Dr. Elisa Ferreira (comissária na UE) e o Embaixador Nuno Brito (representante permanente de Portugal na UE), diversas aulas abertas e a cimeira propriamente dita. Com equipas de várias escolas de todo o país a representar, tal como o nome indica, uma democracia à escolha da equipa, foi-nos encarregue o futuro da República da Irlanda durante a cimeira.

Para nós, os alunos, a cimeira consistia na leitura de uma moção com uma duração de 2 minutos para todos os presentes, trabalhada previamente com a ajuda da nossa tutora, a professora Maria João Matos e, da parte da tarde, cada um dos elementos da equipa ia para a sua comissão, onde trabalharíamos em conjunto com os representantes dos outros países para chegar a uma só moção conjunta.


A Europa social, a Europa global, a Europa digital, a Europa verde e a Democracia e governabilidade na União Europeia eram os temas das cinco comissões. Foi me encarregue a Europa verde, mas acredito que falo por todos os meus colegas quando digo que este dia foi um desafio!

Desde o saber fazer cedências por um bem comum, um bem democrático, e até, de acordo com o tema, um bem europeu, ao saber defender as nossas posições não como indivíduos mas como país, como Irlanda.


Projetos extracurriculares como estes que o Colégio de S. Tomás nos propõe dão-nos a provar um bocado do mundo.


Com as 12 horas de Cimeira que vivemos experimentámos verdadeiramente a política, e afirmo que foi de tal modo gratificante que em mim, aluno sempre dotado para as ciências, me surgiram dúvidas relativamente ao rumo que devia tomar com a minha vida.


Resta apenas agradecer. Primeiramente ao colégio por permitir e patrocinar tais projetos, à nossa professora Maria João que sempre se dispôs a ajudar no nosso trabalho, e por fim à Universidade Católica por organizar um open-day tão inclusivo e desafiante como este. Em nome da delegação da Irlanda, Obrigado.


Diogo Beirôco Gonçalves (12.° B)

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page