top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

"As coisas mais importantes da vida, não se aprendem, encontram-se"

Na Sessão Solene de abertura do ano lectivo, recebemos a antiga aluna Inês Gouveia. Aqui fica o seu discurso nessa sessão:


Pediram-me para vir aqui hoje motivar-vos neste início de ano. Somos todos pessoas muito diferentes e, deste modo, posso apenas concluir que o que motiva cada um devem também ser coisas diferentes, sendo que algumas me parecem ser comuns a todos. Assim, o melhor que posso fazer é contar-vos o que me motiva hoje em dia a estudar e o que me motivava quando tinha a vossa idade e andava cá no colégio e esperar que haja algo em comum entre o que nos motiva a todos.

As minhas fontes de motivação resumiam-se a três coisas: boas amizades, bons professores e um desejo de melhorar um bocadinho o mundo em que vivo. Tudo isto contribuía para que estivesse motivada no Colégio de São Tomás e muito disto passou também comigo para a universidade.


Quanto à amizade, São Tomás disse uma frase que resume a amizade vivida no colégio:

Onde está a verdadeira amizade, aí está o mesmo querer e o mesmo não querer, tanto mais agradável quanto mais sincero.

No São Tomás senti, não só de muitas das pessoas da minha idade, mas também dos professores que sempre foram tão nossos amigos, uma amizade sincera e que me apontava, e continua a apontar, a direção certa.


(...) Por último, para mim, aquela que é a maior fonte de motivação é o saber que é através da educação que sou capaz de causar a maior mudança no mundo. E muita dessa educação devo ao São Tomás. Há uma célebre frase que diz "A cultura forma sábios, a educação, homens". E sinto que, de facto, o Colégio de São Tomás sempre se preocupou em educar homens e mulheres completos, e não apenas sábios.


Na minha opinião, o primeiro passo para tentarmos mudar o mundo, é conhecendo-o. E muito desse conhecimento sobre o mundo passa pela educação, não só intelectual, mas, sobretudo, humana. E em ambas as vertentes considero que o colégio nos prepara lindamente.


Em relação à formação intelectual, atrevo-me a afirmar que todos os que por cá passámos saímos de cá com um espírito crítico mais apurado, com uma argumentação mais forte, com um desejo de conhecer a verdade maior do que quando entrámos. (...)


Em relação à formação enquanto pessoa, também me atrevo a dizer com toda a certeza que o colégio teve um papel decisivo na formação de todos aqueles que por aqui passaram. Conto só uma história que se passou comigo no 10.º ano, ano em que entrei. Estava com uns amigos nas mesas em frente ao bar e um deles deixou um saco de plástico num dos bancos. Foi-se embora e nós continuámos sentados. Quando nos estávamos a levantar, veio a Isabel e disse “Inês, está ali um saco na mesa!”. Eu, que estava preocupada em não deixar a impressão que andava a sujar a escola para onde tinha acabado de entrar, disse “Ah, não tinha visto! É que o saco não é nosso.” – a achar que assim estava salva. Ainda foi pior. A reitora respondeu só com a seguinte pergunta: “E então?”, como se o que eu tivesse dito fosse completamente inútil e despropositado. Calei-me logo e levei o saco dali sem saber bem o que dizer. E ao longo dos três anos que se seguiram fui reparando na Isabel a limpar muitas das coisas que outros deixavam para trás, que não eram, obviamente, dela. E, como este exemplo, há muitos outros de provocações que o colégio me foi fazendo para ir melhorando humanamente. Foram algumas destas provocações, as Missões, as peregrinações, o exemplo que sempre me foram dando em relação ao respeito com que sempre vi toda a gente ser tratada, ao brio com que sempre vi os professores a dedicarem-se completamente à tarefa que têm em mãos...


São estes alguns dos muitos aspetos deste colégio que me fizeram crescer enquanto pessoa. De facto, este colégio educa os alunos na sua totalidade, forma mulheres e homens completos, torna-nos mais capazes de mudarmos o mundo.


(...) Por fim, tenho só um muito obrigada a dar ao colégio por me ter feito crescer tanto e por ter ajudado de uma maneira tão clara a formar a pessoa que sou hoje. Aconselho-vos a deixarem-se mudar pelo colégio e a abraçarem este ano com a certeza de que com bons amigos, bons professores e objetivos altos farão deste ano um ano que, tenho a certeza, será marcante para todos.


Termino só com uma frase de Oscar Wilde:

A instrução é um esforço admirável. Mas as coisas mais importantes da vida não se aprendem, encontram-se.

E, de facto, pela minha experiência, há muito a encontrar neste colégio para além da pura instrução. Há coisas que, só agora, que já estou na universidade, vejo que compensaram, por isso não tenham medo, deixem-se provocar pelas iniciativas que vos forem propostas e procurem sem medos o que este colégio tem para vos dar. Tenho a certeza de que, se o fizerem, se vão surpreender com o que podem encontrar.


Obrigada e desejo-vos a todos um ótimo ano!

Inês Gouveia (#Alumni CST, a frequentar o 2.º ano de #Economia na #NovaSBE)

208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page