top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

Biblioteca CST

Atualizado: 9 de abr. de 2021

Os alunos do Primeiro Ciclo têm visitado a Biblioteca do colégio:


Tendo falado previamente com a professora do 4º ano, acordámos que seria interessante ver abordado um assunto que iriam aprender na disciplina de História: Os Descobrimentos Portugueses!


Conversámos sobre Marco Polo, Cristóvão Colombo e James Cook, que descobriu a Austrália em 1770!

Quem conseguiu descobrir o caminho marítimo até à India? Foi o nosso navegador português Vasco da Gama em 1497. Quem descobriu o Brasil? Foi o importante navegador português Pedro Alvares Cabral em 1500, chamando-lhe àquela terra: Vera Cruz. Quem deu a primeira volta ao mundo viajando por mar? Fernão de Magalhães!


Finalmente, Fernão Mendes Pinto, nascido em 1510, foi um aventureiro português, que correu mares e continentes vários, vivendo inúmeras peripécias! Ele conheceu S. Francisco Xavier que o impressionou tanto, que também se tornou frade jesuíta, tendo depois abandonado a ordem quando posteriormente se deslocou ao Japão.


Quando finalmente regressou a Portugal, Fernão resolveu escrever um livro: “A Peregrinação”, fantástico livro da nossa Literatura de Viagens, que foi publicado 31 anos depois da sua morte (1583) e que temos a sorte de ter alguns exemplares na nossa Biblioteca do CST!


Os alunos do 2.º ano visitaram a Biblioteca no Dia do Pai, então conversámos sobre a vida de S. José.

Depois lemos a história "O Coelhinho Branco" e tentámos identificar algumas qualidades de S. José nas personagens da história.


No fim, concluímos que, quem ajudou o Coelhinho Branco tinha uma qualidade idêntica à de São José: ambos obedeceram ao pedido urgente de um Amigo. São José, face ao enorme pedido de Deus, foi corajoso, aceitando ser marido de Maria e pai de Jesus, cuidando da Sua família com simplicidade e humildade.


Ouvir uma história ou consegui-la ler, ensina sempre e faz-nos crescer!


Teresa Líbano Monteiro (Biblioteca CST)


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page