A aula desta Quinta-feira Santa será mais breve do que vem sendo costume. Quero apenas dar-vos a correção de um dos exercícios que vos propus. Voltar a olhar para as tarefas que foram realizadas é uma excelente oportunidade de consolidar o que já sabem para continuarem o vosso estudo com mais segurança.
Na Aula 1, deviam transliterar os seguintes nomes próprios:
1. Ὅμηρος / 2. Ἀριστοτέλης / 3. Ἀλέξανδρος / 4. Ἱπποκράτης / 5. Ἀρχιμήδης / 6. Πλάτων /
7. Πυθαγόρας / 8. Σωκράτης / 9. Περικλῆς / 10. Εὐριπίδης / 11. Ἡρόδοτος / 12. Θουκυδίδης / 13. Σοφοκλῆς / 14. Αἰσχύλος / 15. Ἱπποκράτης / 16. Ἀχιλλεύς / 17.Ἀριστοφάνης / 18.Φίλιππος
Deixo-vos aqui a chave:
1. Homero / 2. Aristóteles / 3. Alexandre / 4. Hipócrates / 5. Arquimedes / 6. Platão /
7. Pitágoras / 8. Sócrates / 9. Péricles / 10. Eurípides / 11. Heródoto / 12. Tucídides /
13. Sófocles / 14. Ésquilo / 15. Hipócrates / 16. Aquiles / 17. Aristófanes / 18. Filipe
Se quiserem organizar estas personagens históricas por categorias, ficamos com a lista seguinte:
poetas: Homero, Eurípides, Sófocles, Ésquilo e Aristófanes;
filósofos: Aristóteles, Platão e Sócrates;
historiadores: Heródoto e Tucídides;
herói: Aquiles;
políticos: Alexandre, Péricles, Filipe;
cientistas: Arquimedes e Pitágoras;
médico: Hipócrates.
Estas são algumas das grandes personagens que ilustraram a história da Grécia Clássica. Procura curtas biografias sobre cada uma delas para compreenderes a riqueza da civilização grega.
Queria também chamar a tua atenção para uma questão ortográfica. Porque é que escrevemos "Aristóteles" sem h- inicial, mas "Hipócrates" com h- inicial. Se olharmos para as palavras gregas, à primeira vista, parece não haver nenhuma boa razão para esta discrepância. De facto, parece que o grego não tem nenhuma letra para representar o nosso h-:
Ἀριστοτέλης | Ἱπποκράτης
No entanto, o nosso h- tem de reproduzir necessariamente algo que existia no grego. Ora, efectivamente, se olharmos com mais atenção, há uma diferença entre as duas palavras:
Ἀ... | Ἱ...
Pois é, aquele sinal antes da primeira letra é diferente nas duas palavras. Esta curvinha engraçada chama-se "espírito", porque indica se a primeira vogal da palavra é aspirada ou não. Se o espírito estiver virado para fora (espírito brando), a vogal não é aspirada e em português não há h- inicial; pelo contrário, se o espírito estiver virado para dentro (espírito áspero), a vogal é aspirada e em português há h- inicial. Ficaste agora a conhecer a origem de todos aqueles agás suspeitos!
Portanto, é muito importante decorares:
῾ espírito áspero -> há aspiração (como o h em inglês ou alemão);
᾿ espírito brando -> não há aspiração.
Depois da interrupção letiva, continuamos com a correção do exercícios. Desejo uma Santa Páscoa para todos!
Comentarios