Fomos surpreendidos por um acolhedor pequeno-almoço a convite do professor António Arruda. Quando dizemos surpreendidos, não foi só pela invulgar e requintada forma como fomos recebidos, mas sobretudo pelos temas falados, naturalmente centrados na educação dos nossos filhos. Parece-nos que mais do que um empenho na educação dos nossos filhos, existe neste colégio como missão a procura de encontro individual e único de cada criança. Foi exemplo disso quando neste pequeno-almoço se falou que a gestão do tempo livre tinha sido um dos temas abordados na assembleia anterior. De que forma ocupavam o tempo do NADA. Levar as crianças a refletir sobre o que pensam durante o tempo em que não têm nada para fazer, parece-nos muito importante neste tempo altamente tecnológico e digital. Por isso, estimular o pensamento nos tempos em que não têm NADA para fazer parece-nos que pode ser uma experiência muito enriquecedora.
Rita e Francisco Horta e Costa
Tivemos oportunidade de viver um “bom Dia”, conduzido pelo querido Padre Adelino, num pequeno-almoço informal de chá e scones. À volta desta mesa estavam membros da direcção do Colégio e Pais com filhos recém-entrados no universo São Tomás, tal como nós. Foi um momento de partilha, para nos apresentarmos uns aos outros e ficarmos ao mesmo tempo a conhecer os rostos por detrás da matriz do que os nossos filhos vivem no dia-a-dia, sobretudo, o fio condutor onde assenta o projecto Educativo e Humano.
Foi óptimo tomar consciência que estamos todos na mesma página e perceber que os nossos filhos estão bem entregues. E como disse Padre Adelino no ditado em Umbundo, podemos “confiar nas pessoas que estão a segurar a corda do outro lado”, e é bom ter este sentimento.
Obrigada pelo convite e bem hajam Padre Adelino, Isabel, Bruno e Rita! Olhar nos olhos e conhecermos melhor o fundamento desta "parceria" que temos na educação dos nossos filhos é o símbolo Humano desejado: O da Proximidade! - em especial, neste tempo estranho de "afastamentos".
Carolina Nogueira Albino
O nosso filho Tomás levou-nos a participar nos pequenos-almoços do colégio e a conhecer um bocadinho melhor quem o dirige. Louva-se a iniciativa de trazer pais cheios de expectativas para uma proximidade que se espera tranquilizadora.
Foi com alegria que percebemos a coerência de um ensino que abraça todos, alunos e famílias, e os leva para um lugar especial onde o conhecimento é o caminho. O chá serviu-se e o mais importante esteve sempre presente: afé e a verdade com que se partilhou cada palavra.
Maria e João Favila Menezes
Congratulo-vos por esta iniciativa de agregar, de uma forma tão gentil e carinhosa , os novos pais, como nós!
Sentimo-nos em casa! Regras claras, respeito e alegria são as variáveis que sempre desejamos numa formação perfeitamente alinhada entre a escola e casa. Muitos parabéns a si e ao Colégio!
Teresa Câmara Jacinto
Ótima iniciativa, sobretudo para os novos pais que, face aos tempos de “pouco contacto”, não tiveram oportunidade de conviver em modo mais descontraído com a Reitora, Diretores, Professores e melhor perceber os seus métodos de ensino/educação, ouvir histórias da escola e sentir a proximidade que todos têm com os nossos filhos.
Saímos com ainda mais confiança, na certeza que os nossos filhos estão bem direcionados. Revemo-nos absolutamente nos valores que o Colégio pretende transmitir aos alunos.
Tudo num ambiente muito simpático, em boa companhia e acompanhado de deliciosos scones…
Disponíveis para novas iniciativas, agradecemos o V convite.
Maria e António da Cunha
Para mim foi uma surpresa enorme e muito boa, esta maneira muito acolhedora e próxima, que os directores e professores tiveram para conhecerem os pais e ao mesmo tempo, darem-se a conhecer.
Foi realmente um encontro muito familiar e que a mim pessoalmente me deixou muito à vontade.
É muito gratificante eu saber que é num ambiente assim, que os meus filhos estão a estudar. Mas principalmente por saber que há uma linha de pensamento muito bem estruturada e que se apoia em princípios e valores cristãos católicos, querendo formar e ensinar os nossos filhos de uma maneira elevada.
Maria Francisca Hayden
Comments