Nas aulas de artes do Colégio de S. Tomás os alunos são desde cedo introduzidos aos grandes mestres da arte. Antes de criar, precisam de se espantar com aquilo que outro já viu, fez e aprendeu. Como fazer um bolo. Primeiro vemos a nossa avó a cozinhar, fazemos-lhe perguntas sobre os vários passos e, no final, espantamo-nos com a delícia daquele sabor.
No Pré-escolar, integrado no tema do ano, apresentamos aos alunos várias obras icónicas de pintura, assim como os artistas que as realizaram. Neste ano, diante da frase "Levanta-te e anda", fomos aprofundar a história do nosso povo, as suas origens e nesse sentido falámos do artista Amadeo de Souza-Cardoso.
Aquilo que mais desejámos mostrar aos nossos alunos, com a sua obra, foram três aspetos:
A noção cromática: as cores que usa nas suas pinturas não são cores puras, mas resultam de uma mistura de cores, nomeadamente da junção do branco que dá muita luminosidade às pinturas;
Os motivos abstratos: aquilo que apresenta é uma desconstrução dos objetos de forma muito dinâmica, forte e com movimento (particularmente nos objetos instrumentos musicais)
Tradição: pinta quadros onde insere vários objetos portugueses e do quotidiano, dentro do espírito da época: fachada da casa, boneca de pano, viola, fogareiro, bilha, morango etc...
Desta forma, os alunos fizeram uma reprodução dos quadros de Amadeo passando por estas noções: mistura de cores, desenho e pintura de formas geométricas, e análise de objetos do quotidiano.
Carolina Sousa Rêgo (Prof. Artes Sete Rios)
Comments