top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

Eu não Te deixo sozinho


A Quaresma é para nós um tempo de amizade mais íntima com Jesus, um tempo para estarmos mais com Ele, de O conhecermos melhor. Por isso todas as sextas-feiras de Quaresma fizemos a Via-sacra com os nossos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, o que nos lembra o caminho que Jesus fez desde que foi condenado à morte até ser sepultado.


Quando um amigo sofre, nós podemos fazer-lhe companhia, é isso que também fazemos na Via-Sacra.


Quando Jesus foi preso todos os discípulos fugiram com medo. S. João, o mais novo dos doze, aquele que tinha posto a cabeça no ombro de Jesus na última ceia, também tinha medo, mas ficou a fazer companhia a Jesus e a Nossa Senhora. Ao fazer a Via-sacra queremos imitar S. João e fazer companhia a Jesus, lembrando-nos do que Ele sofreu porque nos ama tanto. Queremos dizer-lhe: “Eu não Te deixo sozinho”.


Este ano começámos por fazer a Via-sacra por Zoom. Foi muito bom fazer este caminho na companhia das famílias. Através da Via-Sacra as crianças acompanhavam muito bem a história da Paixão de Jesus.



Na Via-Sacra olhamos para a cruz, ouvimos as leituras, cantamos, rezamos… todos gostam muito de participar e estão sempre muito atentos. É impossível não ficarmos comovidos ao lembrarmo-nos de como Jesus gosta tanto de nós!


Luisa Ferreira Pires (coordenadora Catequese)

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page