top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

Exposições Português 5ºano

Cartaz de Leitura de Férias

Durante o verão, na passagem do 4º para o 5º ano, os alunos tinham uma lista de leituras aconselhadas das quais tinham de escolher apenas uma. Houve quem lesse um livro, houve quem lesse muitos…


No início do ano, foi pedido aos alunos que escrevessem um texto de opinião sobre esse livro. Muito mais do que um simples resumo, tratou-se de um trabalho de reflexão sobre as personagens, a narrativa, e a própria experiência pessoal. Depois desses textos individuais, os alunos foram agrupados por livros e cada grupo fez um cartaz a aconselhar a leitura desse livro, recorrendo à história e, claro, à criatividade artística de cada um! O resultado está à vista!




O departamento de Ciências encheu o colégio de perguntas: PARA QUÊ?

O departamento de português aceitou o desafio e o 5º ano respondeu…com Mitos! Também a literatura responde à realidade.

Como é que o eco se forma?

O deus Eco, que é o deus do silêncio, não gosta de barulho, e quando ouve alguém, repete muito alto para ver se se cala.

Ricardo Silva, 5ºA


Se o sol só tem uma cor porque é que o arco-íris tem sete?

Quando o sol e o arco-íris eram mais novos a Lua zangou-se com eles porque eles não brincavam com ela e então tirou as cores ao sol, mas como o arco-íris gostava tanto do sol, deu-lhe um bocadinho do seu amarelo e é por isto que o sol só tem uma cor e arco-íris tem sete.

Benedita Lopes, 5º B


Como é que os morcegos se orientam?

Há muito muito tempo, quando os morcegos eram brancos e luminosos, Íris estava num trabalho muito sério quando imensos morcegos, mais de mil, foram para a sua frente e ela, tão irritada, gastou a sua cor preta para os pôr animais tristes, chatos, rudes (é por isso que os arco-íris não têm cor preta), e deu-lhes ao mesmo tempo a capacidade de se organizarem no escuro para não haver mais acidentes.

João Paulo Andrade, 5º C


Como funciona um foguetão?

O deus das Chamas faz chamas para o foguetão subir. Na verdade, ele é que faz com que os foguetões não consigam ir ao sol, pois é no sol que ele vive. Os homens acham que é impossível, mas é o deus a enganá-los.

Pilar Urbano, 5ºA


Porque vemos várias tonalidades no céu quando ocorre o pôr-do-sol?

Por causa da Deusa Mélia, a Deusa das Lágrimas. Mélia adorava o Sol e chorava sempre quando o Sol se punha. Certo dia, a Deusa do Sol resolveu criar um momento especial da despedida do Sol para Mélia. Então transformou as suas lágrimas em várias tonalidades de cores do céu que aparecem todos os dias ao pôr-do-sol.

Margarida Minas, 5º B


Como é que um vulcão entra em erupção?

Porque Hélio, o deus do Sol, e Foguinho, o deus mau do fogo, de vez em quando zangam-se e lutam. A sua fúria traz de volta à vida o Crugão (cruz com dragão) que vai até a uma montanha aleatória, mergulha nela fazendo com que esta deite fogo. Nós achamos que é um vulcão, mas é um crugão.

Constança Oliveira, 5ºC


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page