A grande Final do Concurso de Debates foi ganha pela equipa da Madalena Seabra Gomes, Marta Malato e João Douwens da Costa, depois de uma viva e renhida troca de argumentos sobre se "Os objetivos da investigação científica devem ou não ser determinados politicamente".
A vontade de fazer parte do concurso de debates surge aliada à vontade de nos tornar capazes de fundamentar uma posição e argumentar. Creio que falo por todos os participantes dos debates quando digo que é uma experiência bastante enriquecedora, na medida que nos permite sair da nossa zona de conforto. Esta proposta incentiva o trabalho em equipa, a pesquisa e fundamentação de posições em relação a temas da maior importância e a defesa da nossa posição perante o oponente, o júri e a própria plateia. Ao rever os vídeos das diversas rondas apercebi-me de um aspeto bastante interessante. Comparando a primeira ronda e a final do concurso, apercebemo-nos da evolução no que toca à estruturação das ideias, à forma como as mesmas são apresentadas e à própria capacidade de contra argumentação. A participação nos debates do Colégio de S. Tomás é imprescindível a qualquer aluno que procura desenvolver as suas aptidões orais e intelectuais e que procura um desafio que o afasta da sua zona de conforto. Madalena Seabra Gomes
O júri contou com dois convidados, o Prof. Dr. Henrique Leitão e o Dr. António Telles, a quem muito agradecemos a presença e os contributos.
A equipa vencedora recebeu um troféu desenhado pelos professores de Artes, um aperto de mão em acrílico, que simboliza o fair-play entre as equipas e a ideia de que quem vence representa todos os que participaram. O Manuel Brito Correia recebeu ainda o prémio Melhor Desempenho Individual!
Participar nos debates do colégio de São Tomás é uma das maiores oportunidades que o colégio nos dá. Desenvolver o espírito crítico, aprender a falar em público, aprofundar o conhecimento da realidade, e aumentar em nós o desejo de verdade são algumas das grandes vantagens de participar nesta iniciativa. Depois de muitas horas dedicadas aos debates é reconfortante ver o nosso trabalho a ser reconhecido e a nossa amizade a ser fortalecida (tanto entre colegas de equipa, como com colegas de outras equipas). Não me arrependo nada de ter participado nos debates, e tenho a certeza que cresci bastante à custa dos mesmos. Manuel Brito Correia
תגובות