top of page
  • Foto do escritorEduardo Guerra

Nada substitui o podermos estar juntos

-... --- -- / -.. .. .-


Olá a todos, o que acabam de ouvir corresponde à frase “Bom dia” dita em código morse.

E porquê?

Porque fazemos hoje exatamente seis meses desde que fomos para casa e mudámos as nossas rotinas. Porque os nossos dias e a forma como comunicamos também mudaram — como que da noite para o dia. Porque foram vários meses de comunicação digital, telefónica, vídeo, fotográfica. Enfim, comunicámos de tantas formas diferentes. Incrível, já viram?


Por isso pareceu-me interessante continuar esta pesquisa e trazer-vos hoje mais uma nova forma de comunicar.


O meu nome é Eduardo Guerra, sou artista, sou professor de artes e faço parte deste colégio que também é o vosso, o Colégio de São Tomás. E, porque fui desafiado pelo nosso vice-reitor, o Bruno Silva, a dar o meu testemunho, aqui estou. Deixem-me tentar dizer-vos quem sou.


Nasci em 1986, três anos antes da queda do muro de Berlim, nasci numa casa com pai e mãe e uma irmã mais nova. Muito próximo da minha avó materna, a Gabi, e com férias constantes na Serra da Estrela, que aprendi a chamar de minha.


Estudei música até me decidir a estudar artes plásticas e fiz o secundário na escola António Arroio, fui para a faculdade de Belas Artes e depois estudei Filosofia. Hoje sou casado com a Luisa, tenho bons amigos e muita vontade de descobrir o mundo com eles.


Porque é que decidi ser professor?

Nem imaginam a quantidade de vezes que pensei em respostas inteligentes e credíveis para esta pergunta e, na verdade, volto sempre ao mesmo ponto de partida: sabem, é que quem tem bons professores corre sempre o risco de ser chamado a retribuir e, acho que é por essa razão que aqui estou há seis anos. Por causa das pessoas que me ajudaram a ser quem eu sou hoje e que me pedem que tente fazer o mesmo com os próximos, vocês.


E porquê o Colégio de São Tomás?


Cheguei aqui sem saber bem como, pela companhia do meu amigo Bernardo Simões Correia que me apresentou a tantos outros que aqui estão e a quem hoje gosto de chamar de amigos, também.


Neste Colégio aprendi a trabalhar, aprendi a conhecer pessoas diferentes, aprendi a cuidar e, aprendo, todos os dias, um pouco mais sobre mim. E é esta a razão porque aqui continuo e quero continuar a estar.


Talvez o que vos digo não seja nada de especial, mas o que verdadeiramente vos quero transmitir é que preciso de estar convosco e preciso de vocês na minha vida.


.-.. . ...- .- -. - .- -....- - . / . / .- -. -.. .-


Ouvimos agora a tradução corresponde à frase “Levanta-te e anda” dita em código morse, a nossa frase do ano.


Haveremos sempre de querer comunicar uns com os outros, porque precisamos uns dos outros. E havemos sempre de inventar formas novas de comunicar. Mas nada substitui aquilo que é melhor — o podermos estar juntos, ao mesmo tempo e no mesmo espaço. O olharmo-nos e vermo-nos, ouvirmos e sermos ouvidos, sentir e sermos sentidos.


Como se costuma dizer, comunicarmos a viva voz. E por isso, obrigado. Obrigado por estarem todos aqui hoje.


11 de Setembro de 2020

(discurso do Professor Eduardo Guerra, professor de Artes do colégio, na Sessão Solene do 1º dia de aulas)


101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page