top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

O Estado e o estado de emergência

Pode o Estado reduzir direitos devido ao estado de emergência? Este foi um dos temas debatidos na 1ª ronda de Debates do Liceu. Outros temas serviram de pano de fundo de um exercício de argumentação, retórica, lógica e comunicação.


Ainda que os Debates me possam tirar algum tempo que normalmente seria usado para estudar, ao participar ganho conhecimentos tão ou mais importantes como os que aprenderia enquanto estudo. Nos Debates o que se faz é apresentar razões a favor ou contra uma tese. Como já alguém disse, é cumprir os serviços mínimos da criatura racional. É ser exigente na própria relação com a verdade.
Nesta ronda a minha equipa e eu discutimos se, dado o estado de emergência médica, o estado podia legitimamente restringir os direitos individuais das pessoas. Falámos com vários advogados e entendidos no tema em questão e acabei por ser premiado com o diploma de melhor desempenho individual. Neste prémio foi avaliada a forma e o conteúdo, mas principalmente o conteúdo. Foi portanto, um prémio ao trabalho realizado por mim e pela minha equipa.

Vicente Calvão Rodrigues


O Vicente recebeu a distinção de Melhor Desempenho Individual e as equipas C, H, D, F, G, E, J e I passaram à segunda ronda, que terá lugar no dia 17 de Dezembro.


Vejamos o resumo da primeira ronda:




109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page