No mês de novembro, festejámos os Santos. A Santidade é o maior tesouro de um povo!
Os alunos do 4.º ano foram apresentar a vida de um santo às salas e à Assembleia. O objetivo é que se apercebam do que há de mais belo na vida do santo, como podem imitá-lo, porque é que isso os torna mais felizes e porque lhes interessa serem santos.
É importante perceberem que os santos são pessoas normais, que desejavam ser felizes, que às vezes também faziam coisas erradas, mas que recomeçavam sempre e eram muito amigos de Jesus. Todos nós podemos ser santos!
Todas as turmas tem um santo protetor. As turmas do 1.º ano escolheram o Santo da Sala que os acompanhará ao longo do 1.º ciclo que apresentaram a todos, nas assembleias. Muitas turmas compuseram o Hino do Santo da sua sala!
Alguns alunos do 2.º ano sentiram-se provocados com o tema lançado na Assembleia, no dia de Todos os Santos, e decidiram apresentar também o seu santo:
Respondendo a uma provocação lançada na Assembleia, um grupo de meninas do 2.º C tomou a iniciativa de preparar uma apresentação, com recurso a cartazes, para relembrar as restantes turmas qual era o nosso santo patrono: S. João Paulo II. É de salientar a sua completa autonomia na realização deste trabalho, o que bastante comovente, pois só uma fé viva se manifesta em obras.
Por fim, perante esta azáfama das meninas, os rapazes sentiram-se tocados e logo alguns se prontificaram a dar o próximo passo. Quiseram saber qual seria o tema seguinte. Assim, preparou-se o início do Advento. E como? Fazendo o presépio peregrino da sala através de figuras desenhadas, pintadas e recortadas por eles! Está maravilhoso!
Oremos a Jesus, que se fará menino, por estas crianças, para que a chama viva que se irá acender na nossa coroa de advento, simbolicamente ornada com as mãozinhas de todos os alunos da nossa sala, que querem ser o berço d'Aquele que vai de novo nascer, renove a nossa esperança!
Professora Sónia Duarte
Para ser Santo não é preciso fazer nada de extraordinário: não é preciso ser mártir, ou missionário, ou fundar uma ordem religiosa, não é preciso escrever nenhum livro… o mais importante não é fazer coisas extraordinárias, mas fazer o que Nosso Senhor quer.
Deus escolhe uns para chegar a todos. Conhecer a vida dos santos, ajuda-nos a ganhar consistência para enfrentar todas as situações com tranquilidade e alegria.
Nas assembleias também fomos conhecer o novo Beato da Igreja, Carlo Acutis. Ao proclamar alguém beato/Santo, a igreja convida todo o povo de Deus a olhar para a sua vida e reconhecer nela uma beleza, uma atratividade e uma estrada para a sua própria felicidade.
Os alunos de cada ano foram divididos em quatro equipas com o nome de Santos Portugueses: S. Nuno de Santa Maria, Santo António, Santa Isabel de Portugal e Santa Beatriz da Silva. Estas equipas vão ganhando e perdendo pontos ao longo do ano e em cada período há uma equipa vencedora. Tudo pode ser ocasião para ganhar pontos.
Luisa Ferreira Pires (Coordenadora Catequese)
Commentaires