top of page
  • Colégio de S. Tomás

OPEN DAY | SETE RIOS | 29 JAN

Participar no Open Day do Colégio de S. Tomás Sete Rios no dia 29 de janeiro foi uma experiência fabulosa! Cá em casa acordámos com uma energia especial. Sabíamos que nos esperava uma manhã de emoções e estávamos especialmente felizes por celebrar o trabalho da Nocas e a beleza de todos os trabalhos expostos no Colégio. A alegria da Nocas a entrar no colégio, a mostrar-nos o caminho, a ajudar-nos a identificar os seus trabalhos foi um ponto alto desta experiência. Mas fomos mais além neste interesse de celebrar o trabalho no colégio: vimos as exposições nas salas e o magnifico trabalho de professoras que ajudam os seus alunos a realizar obras fantásticas: os desenhos à vista (retive os desenhos de peixes verdadeiros!), as composições sobre profissões numa sala linda com referência às profissões do passado e acima de tudo o cantinho da catequese onde tivemos o luxo de ter uma visita guiada pela Luísa que nos inspirou e iluminou o dia. Parabéns CST, bonito e profundo o trabalho que se faz aqui!

Alexandra Monteiro



Vamos para o colégio, pai?” e foi desta forma que começou o nosso Open Day! Seria uma frase igual a tantas outras, repetida todas as manhãs, se não fosse um dia diferente. Um dia em que terminam as ansiedades e as esperas, o dia em que não são os pais a levarem os filhos “até” ao colégio, mas sim os filhos que nos levam, “para“ o colégio. Assim fomos ver os “trabalhos”, com os miúdos sem farda mas cheios de alegria. E claro, não foram apenas trabalhos que encontramos. O Open Day é a exposição plena do percurso escolar dos nossos filhos, materializada em desenhos, pinturas, colagens, modelos, esculturas, textos, filmagens, músicas e todas as vertentes artísticas e técnicas, possíveis de imaginar. Até robôs programados!

Não é o nosso primeiro Open Day, mas não deixa de surpreender. Surpreende, claro que pelo desempenho dos trabalhos que os nossos filhos tão orgulhosamente ostentam, mas surpreende ainda mais como experiência imersiva que na realidade é! Experiência imersiva e total, nas pinturas de grande escala que nos transportam para o interior da arca de Noé, nas cores e ritmos do mestre Gaudí, no catecismo explanado em arte de todo o género, na criatividade implícita numa multiplicidade de técnicas e disciplinas, mas principalmente porque toda a experiência, denota planeamento, programação e dedicação de quem diariamente ensina, educa e cuidada dos nossos filhos.

É um dia especial, em que os nossos filhos voltam a casa sem farda, mas a transbordar de alegria. Jorge de Mendonça Carrão










45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page