O Origami é a arte secular japonesa de dobrar papel, criando todo o tipo de seres e objectos (do japonês, «ori», dobrar, «kami», papel). No Origami clássico, as construções partem de um papel quadrado que se dobra para se obter o objecto desejado.
No 5.º ano, ao trabalharmos geometria no plano, propusemos aos alunos a construção de origamis, para desenvolver a capacidade de interpretação e execução de informações escritas e a aplicação de conhecimentos adquiridos nas aulas (ex: figuras geométricas, posição relativa de rectas no plano, ângulos e utilização de instrumentos de medida).
Gustavo Amorim (5.º C)
Afonso Medeiros (5.º D)
A adesão e criatividade dos alunos à proposta feita, tem sido surpreendente e já se mede rigorosamente, em competição, a distância percorrida por cada sapo-origami construído!
Margarida Cunha Ferreira (5.º C)
O Origami tem aplicações surpreendentes. Por exemplo, a NASA pede frequentemente ajuda a especialistas desta arte japonesa de dobrar papel com o intuito de poupar espaço a bordo das naves. Quem sabe se algum dos nossos alunos não poderá vir a ser um desses especialistas?
Maria Miguel Barão (5.º B)
Matilde Diogo (5.º D)
Isabel Pinto Coelho (Professora de Matemática do 5.º ano)
Opmerkingen