A expressão "dar e receber" define na perfeição o acolhimento que proporcionámos ao 5.º ano. Dar, retendo parte daquilo que se deu; receber, reconhecendo o valor daquilo que nos é dado. Enfim, partilhar! O acolhimento é uma partilha entre professores e alunos (e entre alunos e alunos…). Passado tanto tempo, foi uma enorme alegria voltar a partilhar ao vivo, em pessoa, olhos nos olhos! Partilhámos brincadeiras e ideias, alegria e entusiasmo. Crescemos juntos.
O acolhimento marca o início de uma relação conjunta (… e de várias individuais!). Na Assembleia que realizámos no parque da Quinta das Conchas, junto à fonte que tanto ruído fazia, foi possível ouvir e compreender, nas palavras do Padre Duarte Andrade e Sousa, o apelo à unidade, que sempre foi e será decisiva para nós. Não há ruído nenhum, interno ou externo, que nos possa distrair.
Terminámos o nosso dia cantando em uníssono - experimentado a harmonia de que o Padre Duarte nos falou - e ouvindo histórias, contadas pelo professor Bernardo Valle de Castro, acerca dos primeiros cristãos, confirmando que, naquilo que realmente importa, somos como eles.
Que bom que foi!
Comments