top of page

Tocar Música, que dom!

Foto do escritor: Colégio de S. TomásColégio de S. Tomás

“Tocar Música”. Que dom! Que extraordinário assistir a esse facto: alguns de nós conseguem “tocar na Música”, participam dela. Na verdade, dá-me a sensação que o que acontece é que algumas pessoas se deixam tocar pela Música. Tocar bem Música é, de alguma forma, deixar-se tocar por ela.


Sabendo que é fundamental educar os alunos na Beleza e para a Beleza – é mesmo verdade que a Beleza salvará o mundo! – numa das últimas Assembleias do 2.º ciclo quisemos mostrar Beleza. Falámos com os alunos do nosso Ciclo que aprendem algum instrumento a um bom nível e desafiámo-los a partilharem o seu talento com os amigos.


O resultado foi uma surpreendente explosão de Alegria verdadeira, que ora nos deixou a dançar nas cadeiras a ouvir a excelente guitarrada do Francisco Ramos, ora nos deixou às palmas ao som de um ritmado boogie-woogie tocado ao piano pelo Sebastião da Cunha, ora nos deixou em serena contemplação com a música composta pela Clara Marcelino e Carmo. E muitos outros alunos se seguiram!

No dia 5 de maio de 2021, toquei piano nas Assembleias do 5.º e 6.º ano. Toquei uma música que inventei. Toco piano desde pequena, mas sempre gostei de inventar músicas. Escolhi essa música porque queria motivar os meus colegas para a possibilidade que todos nós temos para tocar um instrumento. Ter tocado para o 5.º e 6.º ano foi incrível! Espero que tenham gostado e que se tenham divertido como eu me diverti com esta melodia. Clara Marcelino e Carmo (6.º ano)

A boa Música é uma expressão de Arte que torna gritantemente patente o nosso desejo de Beleza, porque penetra diretamente na alma, quase sem nos darmos conta, e nos faz perceber sem grande raciocínio que há ali qualquer coisa que nos corresponde, que corresponde às nossas exigências originais.


Naquela Assembleia todos assistimos a esse facto. Todos ganhámos. Os que ouvimos, pelas razões evidentes, e o que tocaram, porque voltaram a perceber que o seu talento serve precisamente para ser partilhado e para dar verdadeira alegria a todos quantos deles beneficiam.


Bernardo do Valle de Castro (Professor 2.º ciclo)



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page