top of page
  • Foto do escritorColégio de S. Tomás

Um testemunho de Natal

Decorria o dia 15 de Dezembro de 2020. Era um dia muito especial no Colégio de S. Tomás, principalmente para o Pré-escolar nas Conchas. Era o grande dia das apresentações do teatro de Natal, “A noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner.


Eram duas apresentações: uma de manhã, outra de tarde. Francisca Marujo da Cruz estava muito feliz, pois era uma das protagonistas. E ter a oportunidade de cantar duas vezes a sua música, que preparara com tanta dedicação e empenho, era para Francisca motivo de grande alegria, como um sonho realizado.

A primeira apresentação foi sublime! Todas as crianças estavam concentradas e felizes por poderem oferecer um presente tão especial aos seus pais e ao Menino Jesus! Depois dos sonoros aplausos, todos foram almoçar.


Ia eu pelo corredor do 2.º ciclo, quando encontro a educadora Sara com um ar preocupado, que se apressa a dizer:


- Marisa, a Francisca caiu e magoou-se. Não vai poder fazer a segunda apresentação.


Fui rapidamente à enfermaria. Ali estava Francisca com uma carinha pálida e muito triste. A educadora Sara consolava-a com muito carinho. A Francisca olhou para mim com um ar, que era um misto de dor e tristeza. Disse-lhe:


- Não se preocupe! Vai tudo correr bem! O que interessa agora é que fique bem! Vou tentar que alguma das suas amigas cante a sua parte!


Disse-me a Francisca abanando a cabeça, como quem diz ”sim!”:


- A Matilde Ferreira! Temos cantado juntas!


Eu não hesitei! Confiei na Francisca! Eu não sabia se a Matilde sabia a música... Era um momento especial do teatro e a música era bastante exigente! Em momento algum senti medo ou receio de que fosse correr mal. A Francisca já me tinha transmitido a confiança que eu precisava.


Surpreendentemente calma, fui buscar a Matilde Ferreira para a ouvir! Depois de cantarmos duas ou três vezes, a música estava aprendida! A Matilde agarrou este desafio com uma felicidade, que só visto! E quando lhe disse, que tinha sido a amiga Francisca a sugerir que fosse a Matilde a cantar, ainda sorriu mais! Foi um momento sinceramente lindo na minha vida!


Chegou a hora da segunda apresentação! O Teatro começou, até que chegou a altura da Matilde Ferreira cantar! A menina de 5 anos entra em palco, com um sorriso na cara. Não tira os olhos de mim! Disse-lhe entre dentes "Confia em mim. Eu confio em ti!”. Acenou-me com a cabeça como quem diz “sim”! E aconteceu mais um momento muito especial no teatro! A segunda apresentação foi também sublime!

Quando acabou, fui ter com a Matilde para lhe dar os parabéns, e disse-lhe “Obrigada!”. Muito simplesmente, a Matilde respondeu-me com um abraço forte e sincero!


Deus habita em nós, e neste dia 15 de Dezembro, senti a presença de Deus na minha vida de uma forma muito própria e singular, através da amizade verdadeira que verifico entre os meus alunos.


Marisa Figueira (Professora de Música do Pré-escolar)



Num ano tão atípico como este, a Festa de Natal torna-se ainda mais relevante e espetacular, um momento singular e emocionante de superação dos alunos e de reencontro das famílias.


Participamos no projeto do Colégio de S. Tomás há 3 anos, primeiro com a entrada da Maria Luísa, seguida, este ano, da do António. Dificilmente poderíamos estar mais felizes. Confiar os nossos mais preciosos tesouros não é obra fácil para os Pais, mas conseguimos fazê-lo de consciência tranquila, pois sentimos que a proposta do CST é muito mais de que um sólido programa educacional. É uma extensão dos valores que tentamos transmitir aos nossos filhos desde o primeiro dia: bondade, humildade, partilha, ajuda ao próximo e, acima de tudo, a Família.


Tem sido uma jornada importante e bonita. A Maria Luísa e o António estão a crescer e são felizes, são bons! Dificilmente poderíamos encontrar palavras para expressar a nossa gratidão quando assistimos à Maria Luísa tão corajosa a desempenhar o seu papel com seriedade, empenho e felicidade. E é tão bom quando o António nos diz que ir para o Colégio é melhor do que ficar em casa porque tem “imensos amigos para brincar” e “as professoras são muito queridas”.


Este ano, a Festa de Natal aqueceu-nos ainda mais o coração!


Muito obrigado CST e parabéns a toda a Equipa do Pré-Escolar!


Família Mendonça Tavares


558 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page